Filme de Foto para o fim de semana: Janela Indiscreta

Aqui na SóClick somos todos apaixonados por fotografia. Por adorarmos tanto todo tipo de conteúdo gerado em torno desse universo que tanto amamos, resolvemos encontrar um jeito de aproveitar nosso fim de semana de uma forma que possamos unir fotografia e descanso no mesmo programa. E foi assim que surgiu nossa ideia de usar nosso blog para indicar filmes e documentários sobre fotografia toda sexta-feira!

O primeiro filme é um clássico! Você já assistiu Janela Indiscreta? O suspense de 1954 foi dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter e Raymond Burr.  Ele conta a história de um fotógrafo profissional que vive em Nova Iorque e se vê obrigado a ficar confinado em seu apartamento por causa de uma perna quebrada. Por não poder sair ele acaba ficando sem nada para fazer e começa a observar os vizinhos através de binóculos e sua câmera, até que ele acompanha um fato que o faz começar a suspeitar que um crime tenha sido cometido.

Janela Indiscreta não é necessariamente um filme sobre fotografia, mas sim sobre um fotógrafo em uma situação onde ele pode observar diversas situações. A direção do filme retrata muito bem o olhar fotográfico do profissional e a perspectiva dele sobre os fatos. O filme nos faz acompanhar a rotina das pessoas através do olhar de um fotógrafo, com toda sua curiosidade e vontade de observar as pessoas. Janela Indiscreta teve quatro indicações ao Oscar e é considerado por muitos, um dos melhores filmes de Hitchcock.

Janela Indiscreta é uma ótima opção de entretenimento para os amantes de fotografia que pretendem ficar em casa no fim de semana. O filme é uma dica ótima para todos que gostam de uma boa direção e amam tudo que envolve o trabalho de um fotógrafo.